Categorias

Memorial Anunciação recebe certificação estadual de museologia

O Memorial Anunciação foi reconhecido como parte do itinerário museológico do estado durante o 14º Fórum de Museus do Rio Grande do Sul. Na ocasião, Franciele Roveda Maffi, museóloga responsável pelo projeto do Memoral, recebeu das mãos de Carine Duarte, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, o certificado de adesão, sob o número 43, a instituição integrará a 4º região museológica do RS.

O 14º Fórum de Museus do Rio Grande do Sul, nesta edição apresentou como tema, “Políticas Públicas 20 Anos da Carta de Rio Grande” e ocorreu entre 24 a 27 de maio de 2022, na cidade de Pelotas – RS. O Fórum de Museus acontece bianual e geralmente é um evento que visa discutir a caminhada das instituições museológicas no RS, reunir os gestores dos museus, acadêmicos dos cursos de graduação em museologia, profissionais que preservam e salvaguardam o patrimônio cultural. 

Neste ano o evento foi realizado em formato híbrido e contou com vasta programação que visou desde: palestras, apresentações (comunicações), grupos de trabalhos (GT’s) e mesas redondas. Todas as atividades buscaram discutir as políticas públicas para os museus do estado, bem como a analise, considerações e aprovação do Plano Setorial de Museus do RS. 

Franciele Maffi conta que “O cadastro/registro no SEM é um importante passo na vida de uma instituição, pois visa, cumprir a legislação museológica brasileira, criando um sistema em redes, facilitando a gestão das coleções, ações educativas e planejar as políticas do setor museal, conforme prevê as normativas desta área de conhecimento.”

Dessa forma o Memorial Anunciação estará representado no Guia de Museus do RS, podendo concorrer a editais de fomento na área cultural, sendo um foi um grande passo para a Congregação das Filhas do Amor Divino, pois está instituição museológica, apesar do pouco tempo de existência, já vem cumprindo seu papel, legitimando suas ações em consonância com a lei, e recebendo o registro que servirá como instrumento para torná-lo reconhecido pelo público.

Veja algumas fotos do 14º Fórum de Museus do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share on whatsapp
COMPARTILHE
Share on facebook
COMPARTILHE
EN DE IT PT ES
Open chat