Search

Institucional

Categorias

Província Nossa Senhora da Anunciação

Quem Somos

A Congregação das Filhas do Amor Divino, Fundada por Madre Francisca Lechner, em 1868, em Viena, Áustria, com a Carisma de “Revelar o infinito amor de Deus às pessoas” e o inspirador e evangélico Lema: “Tudo por Deus, pelos pobres e pela Congregação”; animada pelo Ideal de: “Fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu”, na missão de: “Compreender amando, Amar amparando e amparar salvando”.

O Amor Divino foi plantado, em Serro Azul, RS (atualmente Cerro Largo - RS), pelas intrépidas e heroicas missionárias, Irmã Teresina Werner e companheiras, em 1920, no sopé do Morro São José. Mais tarde, com a bênção da nova casa das Filhas do Amor Divino, foi transplantado para o topo deste Morro, o Colégio Maria da Anunciação. Consagraram a nova obra e as suas pessoas, à Virgem Maria, Mãe de Nazaré. Como ela, queriam viver e trabalhar, alegrar e espalhar o Amor Divino em todas as situações. A planta vingou e tornou-se vigorosa, por isso, hoje cantamos com gratidão: Magnificat é o teu canto de alegria. Ó Maria, Senhora de Nazaré.

(Autoria de Irmã M. Gertrudes Schaedler, FDC)

Necessitava-se de operárias para a messe. Com grande alegria e surpresa, o povo de Serro Azul assistiu à vestição de duas candidatas que haviam chegado com as Irmãs da Europa, no dia 21 de novembro de 1920. No ano seguinte, no dia 31 de julho de 1921, a primeira jovem brasileira, Luiza Gallas, entrou nas fileiras das Filhas do Amor Divino.

No dia 25 de abril de 1922, foi lançada a pedra fundamental do colégio, em cima do Morro, com missa campal, no meio da mata virgem. O Padre Patrício Petit Jean, com entusiasmo e intuição profética, disse no sermão: Este Morro tornar-se-á ainda uma montanha santa! No mesmo ano vieram mais duas Irmãs da Europa. Toda obra de Deus e da Igreja é provada pelo espírito do mal desde o início da criação. Nossa Fundadora, Madre Francisca Lechner, já dizia como Gamaliel da Bíblia: Sendo uma obra de Deus persistirá, caso contrário, há de desaparecer (cf. At. 5, 38). Por isso, acreditamos que a fundação missionária das Filhas do Amor Divino, em 1920, no Brasil, era e é querida por Deus.

Irmã Teresina, audaz e corajosa, fiel e ardorosa missionária, com a licença do Bispo Diocesano, Dom Hermeto Pinheiro, fundou o segundo Colégio, em Santo Angelo, RS, e mais adiante, o terceiro, em Rosário do Sul, RS, semeando o Amor Divino.(…)

(…) 1938 – A jovem obra do Amor Divino ia se tornando cada vez mais firme e bela, agora, já com 5 comunidades nas quais atuavam 25 Irmãs professoras: 15 estrangeiras e 10 brasileiras. Havia 6 Noviças: duas do segundo ano e quatro do primeiro ano. A obra completou 18 anos, tornou-se adulta e sonhava em se tornar autônoma. O Governo Geral, em Viena, aprovou esse sonho e encaminhou o pedido de se tornar Província à Santa Sé, em Roma, em novembro de 1938. Já em 22 de dezembro de 1938, Madre Geral recebeu o deferimento do pedido. Que belo e valioso presente de Natal! Aos 19 de janeiro de 1939, a Madre Geral nomeou a Irmã M. Rigalda Lepka, Superiora Provincial, e respectivas assistentes a Irmã M. Cantalítia Schendzielorz, Irmã M. Digna Taudes e a Irmã M. Jaromina Ondra. A Jovem Obra do Amor Divino recebeu, pois, o lindo e significativo nome: Província Nossa Senhora da Anunciação.

Ao completar 83 anos de Província já é uma árvore frondosa que estende seus ramos pelo mundo afora fazendo o bem.

Institucional
A Província Nossa Senhora da Anunciação é formada por 25 comunidades religiosas e uma residência, estando presente em 5 estados brasileiros. Possui comunidades “ad gentes” no Equador e na Itália; outras Irmãs atuam na Uganda – África, na Áustria e na Itália.

Atualmente as Filhas do Amor Divino desta província atuam em Saúde, Educação, Assistência Social, Pastoral e Missão. Além disso, para o melhor funcionamento dessas atividades a Província se divide em duas pessoas jurídicas: O Instituto Religioso das Filhas do Amor Divino - IRFADI e a Sociedade Educativa Mãe Admirável - SAEMA. Enquanto a primeira se dedica às atividades voltadas para a vida religiosa das Irmãs (desde a fase canônica até aos cuidados e a formação), a segunda tem seu objetivo voltado para as atividades sociais e educativas desenvolvidas pela entidade (projetos sociais, educação básica...).

No atual período da Província o carisma religioso tem se materializado nas ações realizadas pelas Irmãs, colaboradores e colaboradoras; leigos e leigas dos grupos de Carismas. Para isso se fez necessário a identificação da missão, visão e valores que conduzem o caminhar dos projetos.
Convento Nossa Sra. da Anunciação

Quem visita a cidade de Cerro Largo – RS, logo vê no alto do morro o perfil belo e imponente do Convento Nossa Senhora da Anunciação e, radiantemente, à noite vê a beleza da grande estátua iluminada de Maria da Anunciação, abençoando a tranquila cidade no interior do estado.

 

 

O Convento, por sua inspiração espiritual e beleza arquitetônica, por seus pátios e jardim artisticamente cultivados, é ponto de turismo, inscrito na rota turística da região missioneira.Por graça de Deus, nesta casa vive uma grande comunidade religiosa, que busca dar sentido ao Carisma de Filha do Amor Divino, e administra com grande zelo este centro de espiritualidade como casa de retiros e encontros, também aberto à Comunidade local.

 

 

O Convento Nossa Senhora da Anunciação foi fundado em 19 de julho de 1920, por Irmã Teresina Werner e suas fiéis e incansáveis companheiras. Sua intenção, baseada na grande confiança e profunda devoção à Maria, era o de colocar as casas fundadas no Brasil, sob a proteção da Mãe de Deus, através dos mistérios do Rosário. Iniciou com o primeiro mistério gozoso “a Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora”. Por isso, o nome dado a esta missão foi de: Convento Nossa Senhora da Anunciação.

As religiosas que seguem os passos de Nossa Senhora da Anunciação fazem com que este não seja apenas o nome da Província, mas também a inspiração de suas vidas, uma benção maior, uma luz e uma espiritualidade que transborda, envolvendo as pessoas que nele chegam e convivem. O desafio acolhido pelas Irmãs é de dar mais cor, vitalidade, ressonância e vigor na grande caminhada de vida.


Por isso que atualmente as Filhas do Amor Divino planejam a reforma estrutural e arquitetônica do Convento Nossa Senhora da Anunciação, para que assim a Jerusálem - casa/lugar de origem - da Província seja eternamente o local de profunda espiritualidade e vitalidade na vida das religiosas e de toda a comunidade cristã.

COMPARTILHE
COMPARTILHE
plugins premium WordPress