Search

Áreas de atuação

Categorias

Assistência Social

Centro Social Irmã Joselha da Silva

O Centro Social Irmã Joselha da Silva, mantido pela Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável – SAEMA, tem por objetivo “viabilizar a participação dos cidadãos/usuários na sua formação integral, na busca de recursos para sustentabilidade, na construção da cultura, da solidariedade e dos direitos humanos, sendo protagonistas de sua vida e história”. Este objetivo se concretiza através da assistência social no Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV.

As pessoas atendidas, acolhidas, orientadas, encaminhadas e acompanhadas são pessoas provenientes da situação de vulnerabilidade e risco social, pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, famílias quilombolas, famílias ribeirinhas e famílias da agricultura familiar, crianças e adolescentes, jovens, mulheres, idosos/as, imigrantes e refugiados.

As pessoas atendidas no Centro Social, são dos Bairros: Parque Guajará - Residencial Tocantins, 26 de outubro, Maguari, Tenoné e Eduardo Angelim, Icoaraci, Mosqueiro – Distrito de Belém e dos Municípios: Ananindeua, Benevides, Bragança, Santa Izabel do Pará, Salinópolis e Primavera/Zona Rural.

Nos grupos, é comum a realização de momentos de espiritualidade, no início das atividades e nos encontros coletivos. O trabalho no Centro Social, conta com parcerias: Cáritas Brasileira, Cáritas Regional Norte II, Cáritas Belém, Estratégia Saúde da Família (ESF), Caminho da Fraternidade (Pe. Robertinho Sibani), empresa Petruz Fruity. Com dois Projetos em execução: Kindermissionswerk (com crianças) e Cooperação de Soluções em Redes de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Territorial (grupos da RECOMSOL).

Desde o mês de abril de 2020, as famílias receberam da Rede Cáritas, Instituto Peabiru, UNICEF e pessoa física: Cestas básicas, kits de materiais de limpeza, higiene pessoal adulto e infantil, máscaras de proteção pessoal. A equipe, constituída de 13 pessoas, é responsável pelo desenvolvimento das atividades.

Os Projetos e Oficinas visam o fortalecimento pessoal e coletivo, o empoderamento das pessoas e a sustentabilidade dos empreendimentos, no fomento aos grupos, especialmente de mulheres em situação de risco e de extrema pobreza. A maioria da população vive em áreas de ocupação, dentro da periferia de seus municípios, em situação de vulnerabilidades e risco social, moradias precárias e com as mínimas condições de vida, pouca segurança pública e sem saneamento básico. A maioria das famílias é sustentada por programas sociais governamentais ou por algumas mulheres que trabalham de domésticas/faxineiras em outros bairros.

Centro Social Madre Francisca Lechner

Centro Social Madre Francisca Lechner está inserido na região Oeste, mais precisamente, no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, RS, uma região de ocupação, nascida da antiga fazenda Santa Marta, que abrange 7 vilas: Pôr do Sol; 7 de Dezembro; Marista II; Núcleo Central; Alto da Boa Vista, 10 de Outubro e 18 de Abril.

A Região Oeste de Santa Maria, uma das maiores ocupações da América Latina, continua sendo um dos grandes problemas urbanos de ordem social e econômica, principalmente para os sujeitos que possuem grandes famílias e precárias condições financeiras. A região vem de uma grande luta por políticas públicas efetivas para os moradores dessa área de vulnerabilidade social.

A grande maioria das pessoas vivem em condições precárias de moradia, saneamento básico e acesso às demais políticas sociais, como: trabalho, saúde, cultura e educação. Estão expostas à violência doméstica e familiar, tráfico, trabalho infantil, prostituição, negligência, maus tratos e situação de rua, permeados num contexto de misérias e privações humanas.

No Centro Social Madre Francisca Lechner os atendidos encontram um espaço de convivência, diálogo, escuta, aprendizado e lazer, que a possibilitam a expressão de suas habilidades e potencialidades culturais, muitas vezes, contidas e reprimidas ou direcionadas para a delinquência ou a violência.

O Centro Social Madre Francisca Lechner, unidade social e cultural da Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável – SAEMA – está, há mais de 19 anos, oferecendo projetos sociais e oficinas à população do Bairro Nova Santa Marta e arredores, e busca desenvolver ações afirmativas que possam reparar desigualdades sociais e raciais na região; oferece oportunidades iguais para pessoas em vulnerabilidade social; desenvolve a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, com diálogo que possa envolver as famílias e a sociedade de maneira geral.

Apoie os projetos da SAEMA

Os projetos desenvolvidos pela Sociedade Mãe Admirável contam com o apoio de toda a sociedade civil. Caso você, morador(a) do Rio Grande do Sul tenha interesse em colaborar com os projetos da SAEMA e fazer parte dessa missão que é espalhar o Amor Divino pelo mundo, você pode apoiar os projetos através do Nota Fiscal Gaúcha. Conheça o passo a passo para destinar a sua contribuição para as atividades sociais das Filhas do Amor Divino.

COMPARTILHE
COMPARTILHE
plugins premium WordPress