O dia 22.01.2019 amanheceu especial para as Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação, no Convento Nossa Senhora da Anunciação, em Cerro Largo, RS, lugar sagrado que abriga o Carisma das Filhas do Amor Divino há quase um século.
Ao raiar do dia, as Irmãs e o assessor Padre Valentim Fagundes de Meneses, MSC, iniciaram o dia em frente ao Convento com uma linda celebração “Vivendo os passos na travessia junto com Irmã Teresina Werner”, recordando a história, rezando e cantando.
Todas foram convidadas a fazer a experiência da travessia com as cinco mulheres que aqui chegaram em 20.07.1920.
Fazendo memória da história e da travessia de Irmã M. Teresina Werner até o Brasil “seu ansiado campo de ação”, situando-se em Serro Azul, hoje Cerro Largo, cinco Irmãs jovens representaram as cinco mulheres que trouxeram o Carisma à terras brasileiras.
Seguiu-se para o auditório continuando a celebração. Ali, as cinco mulheres se dirigiram ao palco onde havia um baú, de onde tiraram simbologias que lembram o Carisma, a espiritualidade trazida ao Brasil.
A Palavra de Deus se tornou sonho na vida das Irmãs, o sonho de novas travessias, também sonho de novos espaços de missão. Cada uma recebeu um sonho, confeccionado pelas Irmãs, e foi convidada a colocá-lo no centro da mão, a cuidar do sonho como as primeiras Irmãs que chegaram em Cerro Largo.
Todas foram convidadas a se dirigirem ao refeitório carregando o seu sonho. Sentadas à mesa, as Irmãs abriram o sonho e encontraram uma frase inspiradora das cartas e da vida de Irmã Teresina. Na simbologia do sonho comestível existe uma profunda mística do sonho que dá sentido à vida, à consagração, à missão.
Após o café, no auditório, na sua palavra de abertura, Irmã Jacinta Webler, Superiora Provincial, disse: “Temos muitos motivos para agradecer, para nos alegrar, para avaliar nossa caminhada, para nos enriquecer mutuamente, para nos inquietar,… mas queremos, sobretudo, lançar um olhar de esperança para o futuro, animar-nos e encorajar-nos na confiança com a qual nossa Fundadora sempre caminhou, na certeza de que o Senhor nos conduz.”
Padre Valentim teceu reflexões sobre o Carisma e lançou desafios para a vivência do Carisma que se revela no ser e se concretiza na missão. É preciso escutar o grito do povo, do pobre; discernir, no Espírito, o grito da humanidade de hoje.
O dia culminou com a Celebração Eucarística.